27.5.07
1º Ano de Alfabetização
1º ANO DA ALFABETIZAÇÃO
Professora Cátia Silene Duarte
2007
Brenda da Conceição Nunes
Bruna Netto Marques
Cassiano Teixeira da Silva
Daniel da Silva Ferreira Santos
Eliezer de Brito Nunes
Gustavo Grabowski da Silva
Rochele Rodrigues Pereira
Vagner dos Santos Ribeiro
Vinícius da Rosa Famer
Vitor de Araujo Alves
Vitória Claro Braga
Neste ano iniciou os nove anos do Ensino Fundamental com estes alunos que até o momento estão lendo muitas palavras, realizando muitas atividades recreativas, participam das mais diferentes atividades realizadas na escola.
1ª série- Festa de Aniversário
Aniversário do José Vitor da Silva de Oliveira
18/abril/2007
As professoras e os alunos organizaram uma festa surpresa para o aluno José Vitor. Ele ficou muito contente com a festa de seu 7º Aniversário, cada um levou um prato e levaram também presentes, todos se divertiram muito com a festinha organizada na sala de aula.
26.5.07
Deputada Manuela
- Na rua em frente a escola,
- No Parque de Eventos do Município,
- Na Quadra particular onde implica em gastos e a mesma não tem as condições adquadas para as necessidades dos alunos e desta disciplina,
- Vão também para os campos de futebol próximos da escola,
- Em dias de chuva permanecem dentro da sala de aula e está não oferece condições para a prática de esportes.
Estamos solicitando a todas as autoridades o empenho em trazer a quadra de esportes para a escola, temos já garantido o terreno que foi uma negociação entre o estado e a Prefeitura Municipal.
23.5.07
Aniversário da Escola
Algumas das atividades realizadas:
- Bolo mais criativo
- Futebol masculino e feminino
- Jogo de perguntas
- Corrida do balão
- Paródias
- Campanha do agasalho
- Venda de Ingressos para o Jantar Baile
- Imitar uma autoridade
22.5.07
Diretora - Deputado por um Dia
As escola que estavam presentes no Projeto da Assembléia- Deputado Por um Dia foram homenageadas com uma Placa e neste momento estavam recebendo da Escola do Legislativo a placa, em sinal de reconhecimento do trabalho elaborado pelas escolas pois organizar o projeto implicou em bastante trabalho... esforço,.. dedicação e empenho de todos os alunos, professores, funcionários e a comunidade escolar também esteve envolvida na elaboração do projeto que foi apresentado.
Valeu o esforço de todos!!!
15.5.07
Lider da Bancada
Meu nome é Luana Ávila represento o Partido da Juventude Participativa.
Nós estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Arthur de da Costa e Silva, de Capivari do Sul, estamos nesta sessão plenária para apresentar nosso projeto que trás em sua redação um tema de grande relevância e que é compromisso nosso nos preocuparmos com a falta de cumprimento dos Direitos dos Portadores de Necessidades Especiais.
Por isto estamos apresentando este projeto de lei.
Nosso projeto esta voltado a atender as necessidade e limitações dos Portadores de Necessidades Especiais. Gostaríamos de reforçar a lei já existente para que todas as pessoas tenham direitos de viver bem em sociedade.
Este projeto tem como objetivo pleitear uma parceria entre empresas públicas e privadas e organizações não governamentais que todos possam colaborar com a infra-estrutura necessária para as escolas da rede de ensino do estado do Rio Grande do Sul, para que as mesmas tenham as reais condições para receber os alunos Portadores de Necessidades Especiais, independente de sua dificuldade.
Não queremos somente infra-estrutura nas escolas, mas em todos os locais públicos e privados para que os portadores de necessidades especiais saibam que o seu espaço na sociedade é garantido por lei e respeitado por todos.
Salientamos também a existência de escolas especiais, para trabalharem exclusivamente as dificuldades dos portadores, porém queremos que tenham acesso às escolas regulares para que juntos promovam a inclusão.
Desta forma devemos tratar os PNE como iguais e não como incapazes.
Estamos conscientes de que a legislação já existente seja complementada através da parceria com diferentes entidades.
Pedimos aos nobres colegas que se sensibilizem com esta situação e aprovem este projeto.
Deputada Rosana
Projeto Deputado por um Dia
Justificativa (parte das comunicações)
Boa Tarde Excelentíssimo Senhor Presidente... e Excelentíssimos Senhores Deputados
Meu nome é Rosana Oliveira, represento a Escola Estadual de Ensino Médio Arthur da Costa e Silva.
É com grande satisfação que venho da cidade de Capivari do Sul, marco histórico da Revolução Farroupilha, devido a passagem de Giuseppe Garibaldi com suas tropas e lanchões pelo Rio Capivari, para participar deste momento democrático trazendo de nossa gente um grande abraço.
Aguardamos suas visitas, quando nos sentiremos orgulhosos em apresentar-lhes algumas das belezas e atrações turísticas; como “O Rancho de Capivari, pousada com total integração com a natureza; a costa da Lagoa refugio de escravos e as lavouras de arroz nossa base de sustentação.
Convido vocês para a nossa Expofeira que ocorrerá de 5 à 8 de julho, onde ocorrerá a encenação da Saga de Garibaldi com 250 figurantes.
Sabemos da importância deste projeto e temos em nossos pensamentos a grande vontade de defendermos o que é justo.
Tenho a plena certeza que sairemos daqui com novas aprendizagens, essas que serão úteis para nossa vida inteira e que ajudarão em nossos currículos.
Foram semanas de preparação, pesquisas, visitas a Câmara de Vereadores, dias inteiros na escola muitas vezes sem ver nossos pais, tudo para estar presente neste dia especial. Muitas vezes o medo e a insegurança vieram à tona, mas sabíamos que sempre tínhamos aquela força dos professores, que estiveram ao nosso lado para tudo o que precisamos. Foram noites mal dormidas, sonhos acordados, muito trabalho realizado, mas hoje aqui presentes pudemos ter a plena certeza de que nada foi em vão, que nossa perseverança venceu o receio de falar publicamente, que o esforço na elaboração do projeto não foi à toa, que depois do dia de hoje novas portas poderão se abrir, que participar de um projeto de grande importância como este é uma ótima oportunidade para nossos futuros e é por esse motivo que devemos aproveitar cada minuto do dia de hoje.
Daqui levaremos as melhores impressões, os mais variados aprendizados, uma grande conquista, a vitória de sabermos que vencemos nossos medos e dificuldades e o orgulho de ter representado o Rio Grande do Sul perante os grandes nomes da política, e quem sabe um dia, muitos de nós ocuparemos estes mesmos lugares novamente, mas como Deputados Estaduais.
Projeto Deputado Por Um Dia
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ARTHUR DA COSTA E SILVA
PARTIDO DA JUVENTUDE PARTICIPATIVA – PJP
PROJETO DE LEI Nº 03 /07
Institui Programa de Parcerias Pública e Privada com vistas a garantir o acesso de alunos portadores de necessidades especiais nas escolas da Rede de Ensino Público do Estado do Rio Grande do Sul.
Art.1º Fica instituído o Programa de Parcerias Pública e Privada com vistas a garantir o acesso de alunos portadores de necessidades especiais nas escolas da Rede de Ensino Público do Estado do Rio Grande do Sul.
Parágrafo único. O Programa de Parcerias Pública e Privada será realizado entre os Governos Estadual e Municipais, através de suas Secretarias de Educação, Instituições de Ensino Superior, Empresas Privadas e Organizações não governamentais-ONGs para a obtenção de recursos humanos e de infra-estrutura necessários para a efetiva inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais.
Art. 2º Caberá aos Parceiros que integrarão o programa a capacitação dos profissionais de educação, bem como a adequação do espaço físico que atenderá os estudantes portadores de necessidades especiais.
Art. 3º As Secretarias de Educação Estadual e Municipais em conjunto com as Escolas da Rede de Ensino Público Estadual e Municipal selecionarão profissionais, de acordo com sua carga horária para atuarem no Programa de Parceria.
Art. 4º Os trabalhos desenvolvidos pelos universitários designados pelas Instituições de Ensino Superior serão realizados a título de estágio, com carga horária comprovada pela Direção da Escola.
Art. 5º As Empresas Privadas, as Instituições de Ensino Superior e as ONGs que participarão do Programa de Parceria terão ampla divulgação de seu apoio nos meios de comunicações dos Governos Estadual e Municipais.
Art. 6º As Escolas da Rede de Ensino Público Estadual e Municipal deverão apresentar, anualmente, à Secretaria de Estado da Educação relatório dos serviços executados entre os parceiros.
Art. 7º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sensíveis a importância da inclusão, buscamos promovê-la por meio das previsões legais e constitucionais mencionadas no projeto de Lei, reconhecendo, todavia, a profunda distancia entre tais previsões e o conhecimento das pessoas sobre sua existência.
Diante desta realidade nos propomos a apresentar alternativas através de um projeto de Lei, que certamente após sua aprovação, garantirá o efetivo cumprimento da Legislação já existente, comprometendo também a sociedade civil com a educação de todos os cidadãos, inclusive os Portadores de Necessidades Especiais.