} --> BODY{ cursor: url(http://blogblogs.fateback.com/cursores/cursor6/maisblog_06.ani); } --> Escola Arthur da Costa e Silva: Arte Grega

Escola Arthur da Costa e Silva

Este Blog tem como finalidade registrar os acontecimentos do passado e presente da escola, vislumbrando inovações baseadas na pesquisa e em projetos que venham de encontro com as necessidades da comunidade escolar.

22.7.09

Arte Grega

Arte grega embarque nessa aventura!!!
A professora Jozema solicitou que nós alunos da turma 211 fizéssemos alguns folders sobre a arte na Grécia, no momento em que ela falou ficamos pensando que aquele seria apenas mais um trabalho extra para atrapalhar nossa diversão e tempo livre.
Tamanha foi a nossa surpresa ao pesquisarmos a respeito da arte grega, fomos aos poucos nos envolvendo e descobrindo diversas coisas a respeito dessa cultura que nos despertou um grande interesse. Cada aluno utilizou sua própria criatividade ao confeccionar seu folder com o conteúdo da pesquisa contendo fotos, e até mesmo desenhos de monumentos como Partenon entre outros.
Os gregos buscavam assim como outros povos representar artisticamente o modo como viviam, entretanto, utilizar a arte para o sustento era considerada uma desonra a quem se submetesse a tal situação, pois cultuavam outros aspectos com maior valorização, como a sabedoria e a política.
Ao decorrer do segundo milênio a.C houve incursões de povos estrangeiros na Grécia, que difundiram sua cultura rapidamente em virtude do comércio marítimo, acarretando um período de conflitos que exterminou a civilização pré-helênica existente, marcando a mudança da Idade do Bronze para a do Ferro, passando a formar os moldes da Grécia Clássica, iniciando o período Arcaico.
Nesse período se desenvolve o estilo geométrico, que se faz presente na arquitetura e na cerâmica, linhas retilíneas e curvas conviviam disputando destaque, de um jeito limitado e repetitivo, se representava humanos, animais e seres mitológicos.
A técnica das terracotas já eram conhecidas pelos gregos que desenvolveram ao longo do tempo, na última fase da cerâmica geométrica foram confeccionados vasos de aspecto rústico com representações de homens e animais, com seu aperfeiçoamento originou-se objetos cerâmicos com figuras negras, devido ao verniz opaco e escuro que era empregado nas peças.
Novas invasões estrangeiras se sucederam e as batalhas na Grécia destruíram a maioria dessa arte, após o término da fase conflituosa os gregos reconstituíram Atenas e devido a crença fiel nos deuses, refletiram na construção de templos e estátuas. O ser humano nu, em linhas claras ressaltava o aspecto naturalista da época.
Ao final da apresentação deste trabalho a professora e nós mesmos nos surpreendemos. Esperamos continuar aprendendo sobre outras culturas, utilizando diversas técnicas para que assim possamos construir uma visão mais aprofundada da arte presente em outros povos, bem como expressarmos o conhecimento adquirido.

Jordan Boeira e Juliane Handke
2º Ano 211

Professora Jozema Machado