} --> BODY{ cursor: url(http://blogblogs.fateback.com/cursores/cursor6/maisblog_06.ani); } --> Escola Arthur da Costa e Silva: Gripe Suína

Escola Arthur da Costa e Silva

Este Blog tem como finalidade registrar os acontecimentos do passado e presente da escola, vislumbrando inovações baseadas na pesquisa e em projetos que venham de encontro com as necessidades da comunidade escolar.

22.7.09

Gripe Suína

A gripe suína refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas. Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2, e H2N3. A análise deste vírus sugere que ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviária e humana.
Esta combinação não havia sido vista até agora em humanos ou em suínos, e a sua origem é ainda desconhecida. Mas, felizmente, a conclusão inicial é a de que o vírus se espalha mais facilmente entre os porcos, e o contágio de humano para humano não é tão comum e simples quanto o da gripe comum. Atualmente a população vem se preocupando muito com a Gripe Suína, pois cerca de 4.000 pessoas no Estado do Rio Grande do Sul estão com suspeitas, porém a um índice maior de mortes na gripe comum, só que como não é tão divulgada as pessoas desconhecem porque o poder da mídia é tão grande que as pessoas acreditam em qualquer coisa que eles digam.
Em seres humanos, os sintomas de gripe A (H1N1) são semelhantes aos da gripe e síndroma gripal em geral, nomeadamente calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, desconforto geral, e em alguns casos, náusea, vômito e diarréia.
Contudo é importante saber que este vírus da gripe suína é transmitido de pessoa para pessoa, portanto a carne de porco não precisa deixar de ser consumida, pois ela não transmite o vírus pelo fato de ser cozida em uma temperatura de 70 graus. Enfim, é necessário lembrar que está doença ainda não tem um tratamento especifico, caso sinta algum sintoma a melhor escolha é procurar imediatamente um médico para se prevenir.

Ana Paula, Karoline e Rafaela.
Turma 311
.