Ativ_3 Socializando Experiência com Projeto
Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
Ao longo do curso no TELEDUC, foi enfatizado a importância de trabalharmos na escola com projetos de aprendizagem onde o aluno é autor de sua aprendizagem, um pesquisador, e a tecnologia deve acompanhar essa busca constante de sanar suas dúvidas e incertezas a respeito do conteúdo trabalhado, com isto ocorrerão outros questionamentos sobre aquilo que esta buscando e também abrir-se-ão outras janelas para buscarem outras respostas e isto torna a aprendizagem significativa e empolgante.
Torna-se significativo por não estar centrado nas decisões do professor, as tomadas de decisões são coletivas e individuais também pois cada um opta por este ou aquela forma de construir o conhecimento, os quais esta em todos os lugares e a figura do mediador torna-se importante pois ele é quem irá incentivar, provocar e questionar as mais variadas situações em que se encontram.
Assim o educando ultrapassa barreira, dificuldades e limitações pois encontra-se encorajado a prosseguir sua caminhada sabendo que terá que vencer e enfrentar grandes desafios, sabendo também que a caminhada pode ser árdua, complicada e em determinadas ocasiões necessitará refazer seus objetivos para que possa atingi-los é a partir de seu conhecimento prévio, que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido, ou com novas situações, para se apropriar do conhecimento específico - seja nas ciências, nas artes, na cultura tradicional ou na cultura em transformação.
Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações no sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. Como poderemos ter acesso a esses sistemas? O próprio aluno não tem consciência dele! Por isso, a escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema, precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante estando o mesmo amparado pelo educador para que lhes dê coragem para enfrentar as inquietudes.
Torna-se significativo por não estar centrado nas decisões do professor, as tomadas de decisões são coletivas e individuais também pois cada um opta por este ou aquela forma de construir o conhecimento, os quais esta em todos os lugares e a figura do mediador torna-se importante pois ele é quem irá incentivar, provocar e questionar as mais variadas situações em que se encontram.
Assim o educando ultrapassa barreira, dificuldades e limitações pois encontra-se encorajado a prosseguir sua caminhada sabendo que terá que vencer e enfrentar grandes desafios, sabendo também que a caminhada pode ser árdua, complicada e em determinadas ocasiões necessitará refazer seus objetivos para que possa atingi-los é a partir de seu conhecimento prévio, que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido, ou com novas situações, para se apropriar do conhecimento específico - seja nas ciências, nas artes, na cultura tradicional ou na cultura em transformação.
Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações no sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. Como poderemos ter acesso a esses sistemas? O próprio aluno não tem consciência dele! Por isso, a escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema, precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante estando o mesmo amparado pelo educador para que lhes dê coragem para enfrentar as inquietudes.
Odete Gomes Salerno
10 Comments:
At 11:29 PM, Anônimo said…
Olá equipe educacional da Escola Arthur. Gostaria que vcs promovessem uma pesquisa sobre: "buylling" (acho que é assim que se escreve; e ainda observassem o comportamento dos alunos de 8 a 11 anos de nossa escola. Fica a dica!No mais o blogg ficou muito bom!
At 8:25 PM, Anônimo said…
Oi
Passei aqui para visitar o blog dessa escola e para parabenizar o trabalho dos professores com quem tenho participado no curso Mídias na Educação. Muito legal ver as fotos, os projetos, enfim, a fonte de informação que a escola disponibiliza para a comunidade e o ponto de troca de experiências.
Vou continuar visitando
Abraços a todos (professores, alunos, comunidade da escola)
Michelle Leonhardt
At 6:07 PM, Anônimo said…
Eu fiquei curiosa para saber o que significa ´´buylling´´, espero que vcs promovam a pesquisa!!! O blog ficou + bom!
At 4:54 PM, Anônimo said…
Oi, o blog está ficando ótimo, mas e a pesquisa sobre ´´buylling´´ vcs não viram no fantástico??? Eu tb quero que vcs promovam a pesquisa, por que é super interessante, e tb peço para que vcs observassem o comportamento das crianças, pois isso é muito importante, eu já observei e não gostei do comportamento, e principalmente dos alunos da 3ª série e da 4ª série.
At 3:01 PM, Anônimo said…
E aí??? Quero saber o que é buylling, a onde está a pesquisa??? Um monte de pessoas querendo saber sobre buylling. Estou esperando.
At 5:52 PM, Anônimo said…
Não tem ninguem para gerenciar esse blog não??? Cheio de pedidos de pesquisas e nada.
At 6:20 PM, Anônimo said…
Putz... Esse blog não tem coordenação não, em ??? Quero ver a escola mexer os pés para a pesquisa sobre o Buylling, e o blog está depredável, aliás é muito idiota esse blog, as matérias não mudam,ou vcs não se ligaram ainda??? E os alunos, todos uns protegidos, os filhos de professoras, um bando de protegidos, mal educados.
At 6:50 PM, Anônimo said…
Essas matérias desse blog já fazem aniversário, hahahahahaha, que blog mais atrasado! hahahahaha
At 4:15 PM, Anônimo said…
best rated stock signal software http://buysoftwareonline.co.uk/product-37243/PhotoLine32-13-5 sensor software [url=http://buysoftwareonline.co.uk/de/product-14026/Crossword-Forge-5-1-Mac]google software download[/url] optsim software
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/de/category-200-211/System-Tools]System Tools - Download OEM, Software Sale, OEM Software[/url] shareware mac bookkeeping software
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/es/category-8/Office-Tools?page=5][img]http://buyoem.co.uk/image/4.gif[/img][/url]
At 4:44 PM, Anônimo said…
paul washer dating http://loveepicentre.com/ instant messenger dating
dating in indianapolis 50 and up [url=http://loveepicentre.com/faq/]shannon o'donnell caade kline dating[/url] craigslist dating site
dating why men are evasive [url=http://loveepicentre.com/faq/]what women want online dating profiles[/url] free face book dating [url=http://loveepicentre.com/user/macnitosh/]macnitosh[/url] online gay dating service
Postar um comentário
<< Home