} --> BODY{ cursor: url(http://blogblogs.fateback.com/cursores/cursor6/maisblog_06.ani); } --> Escola Arthur da Costa e Silva: julho 2009

Escola Arthur da Costa e Silva

Este Blog tem como finalidade registrar os acontecimentos do passado e presente da escola, vislumbrando inovações baseadas na pesquisa e em projetos que venham de encontro com as necessidades da comunidade escolar.

22.7.09

Arte Grega

Arte grega embarque nessa aventura!!!
A professora Jozema solicitou que nós alunos da turma 211 fizéssemos alguns folders sobre a arte na Grécia, no momento em que ela falou ficamos pensando que aquele seria apenas mais um trabalho extra para atrapalhar nossa diversão e tempo livre.
Tamanha foi a nossa surpresa ao pesquisarmos a respeito da arte grega, fomos aos poucos nos envolvendo e descobrindo diversas coisas a respeito dessa cultura que nos despertou um grande interesse. Cada aluno utilizou sua própria criatividade ao confeccionar seu folder com o conteúdo da pesquisa contendo fotos, e até mesmo desenhos de monumentos como Partenon entre outros.
Os gregos buscavam assim como outros povos representar artisticamente o modo como viviam, entretanto, utilizar a arte para o sustento era considerada uma desonra a quem se submetesse a tal situação, pois cultuavam outros aspectos com maior valorização, como a sabedoria e a política.
Ao decorrer do segundo milênio a.C houve incursões de povos estrangeiros na Grécia, que difundiram sua cultura rapidamente em virtude do comércio marítimo, acarretando um período de conflitos que exterminou a civilização pré-helênica existente, marcando a mudança da Idade do Bronze para a do Ferro, passando a formar os moldes da Grécia Clássica, iniciando o período Arcaico.
Nesse período se desenvolve o estilo geométrico, que se faz presente na arquitetura e na cerâmica, linhas retilíneas e curvas conviviam disputando destaque, de um jeito limitado e repetitivo, se representava humanos, animais e seres mitológicos.
A técnica das terracotas já eram conhecidas pelos gregos que desenvolveram ao longo do tempo, na última fase da cerâmica geométrica foram confeccionados vasos de aspecto rústico com representações de homens e animais, com seu aperfeiçoamento originou-se objetos cerâmicos com figuras negras, devido ao verniz opaco e escuro que era empregado nas peças.
Novas invasões estrangeiras se sucederam e as batalhas na Grécia destruíram a maioria dessa arte, após o término da fase conflituosa os gregos reconstituíram Atenas e devido a crença fiel nos deuses, refletiram na construção de templos e estátuas. O ser humano nu, em linhas claras ressaltava o aspecto naturalista da época.
Ao final da apresentação deste trabalho a professora e nós mesmos nos surpreendemos. Esperamos continuar aprendendo sobre outras culturas, utilizando diversas técnicas para que assim possamos construir uma visão mais aprofundada da arte presente em outros povos, bem como expressarmos o conhecimento adquirido.

Jordan Boeira e Juliane Handke
2º Ano 211

Professora Jozema Machado

Não há motivos para pânico

- O que é a gripe suína?
R. Trata-se de uma doença respiratória que começa em criadores de porcos, um vírus gripal do tipo A que pode se propagar rapidamente. Imagem do vírus

- É transmissível ao ser humano?
R. Sim, começando, em geral, por pessoas que estejam em contacto com esses animais.

- Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?
R. Não. A temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os vírus e as bactérias.

- Trata-se de um novo tipo de gripe suína?
R. Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suínos, humanos e aviários. Os porcos tornam-se, então, "crisóis" que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.Esse tipo de vírus que o sistema imunológico humano desconhece poderia ter as características necessárias para desencadear uma pandemia de gripe.


- Existe vacina contra esta doença?
R. Certamente haverá vacinas disponíveis em setembro.

- Meios de Transmição?
R. A gripe suína é transmitida de pessoa a pessoa, por meio de tosse; espirro e de secreções respiratórias de pessoa infectada.


Eduarda Teixeira, Priscila Nunes, Tobias Bueno
3º ano 311 manhã


Gripe Suína

A gripe suína refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas. Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2, e H2N3. A análise deste vírus sugere que ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviária e humana.
Esta combinação não havia sido vista até agora em humanos ou em suínos, e a sua origem é ainda desconhecida. Mas, felizmente, a conclusão inicial é a de que o vírus se espalha mais facilmente entre os porcos, e o contágio de humano para humano não é tão comum e simples quanto o da gripe comum. Atualmente a população vem se preocupando muito com a Gripe Suína, pois cerca de 4.000 pessoas no Estado do Rio Grande do Sul estão com suspeitas, porém a um índice maior de mortes na gripe comum, só que como não é tão divulgada as pessoas desconhecem porque o poder da mídia é tão grande que as pessoas acreditam em qualquer coisa que eles digam.
Em seres humanos, os sintomas de gripe A (H1N1) são semelhantes aos da gripe e síndroma gripal em geral, nomeadamente calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, desconforto geral, e em alguns casos, náusea, vômito e diarréia.
Contudo é importante saber que este vírus da gripe suína é transmitido de pessoa para pessoa, portanto a carne de porco não precisa deixar de ser consumida, pois ela não transmite o vírus pelo fato de ser cozida em uma temperatura de 70 graus. Enfim, é necessário lembrar que está doença ainda não tem um tratamento especifico, caso sinta algum sintoma a melhor escolha é procurar imediatamente um médico para se prevenir.

Ana Paula, Karoline e Rafaela.
Turma 311
.

H1N1 o que é isso ?

Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase. Este subtipo deu origem, por mutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (atualmente extinta), estirpes moderadas de gripe humana, estirpes endémicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves.
Também conhecida como gripe suina ,esta gripe vem causando o caus e desespero da população, principalmente aqui no RS o estado mais atingido. Na nossa opinião não devemos ter pânico basta ter alguns cuidados com o clima e procurar evitar aglomerações , a gripe suina causa menos obtos que a gripe normal por isso fique tanquilo e cuide-se.

Alex Silva Gonçalves , Cristiano André Mattos, Rafael Texeira

H1N1- A Gripe Suína




A Gripe Suina é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, a transmissão e a apresentação dos sintomas da gripe suina pode ocorrer através do contato com o animal e objetos contaminados. Sendo que surgiu uma nova variante, que pode ser disseminada entre humanos e esta causando uma epidemia no México. Desde o seu surgimento, a gripe já fez até agora 149 vítimas, e sob suspeita da doença o número é de 1600 pessoas, a organização de saúde Mundial, declarou que a doença já esta sendo uma emergência na saúde pública internacional. A gripe suina tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente.

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

A gripe tem cura?

Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus?

A doença é transmitida de pessoa para pessoa como a gripe comum e pode ser contraída pela exposição a gotículas infectadas expelidas por tosse ou espirros, e também por contato com mãos e superfícies contaminadas.


Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Infecção de gripe suína é comum em humanos?

No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.


Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença?

Grandes empresas farmacêuticas e órgãos de vários governos estão desenvolvendo vacinas contra o novo tipo de gripe, mas ainda não há comercialização do produto, ainda em fase de testes. As vacinas devem começar a ser vendidas no segundo semestre.
As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos-- tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.

A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?

Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.


Corro risco de viajar aos países atingidos?

A OMS não recomenda restringir viagens por causa da pandemia de gripe suína. Segundo a organização, essa ação pode não ter efeito para impedir o vírus de continuar se espalhando, mas pode prejudicar bastante a comunidade global.
Em junho, o Ministério da Saúde do Brasl recomendou que sejam adiadas as viagens para países com risco de contaminação pela gripe suína, entre eles a Argentina e o Chile.
A Secretaria de Saúde de São Paulo ampliou a recomendação para evitar viagens também ao México, Estados Unidos e Canadá.
No entanto, os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.

Como se previne estando nesses locais?

Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.

Qual o tempo de incubação?

Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?

Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis?

Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.

Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?

Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.



GRUPO: Amanda Oliveira, Leonardo Reis e Vanessa Brasil.

Turma: 311


Gripe suína

Atualmente estamos convivendo com um problema constante, chamado gripe suína, que está afetando grande parte da população.
O que está acontecendo, é que as pessoas não estão sendo bem informadas da situação ocorrente, que é o principal fator para se prevenir e cuidar de quem já está com o vírus.
A gripe suína refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endérmicas.
O vírus da gripe suína causa uma doença respiratória altamente contagiosa entre os suínos. A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados e causa morte. Entretanto, o que algumas pessoas não sabem é que a gripe suína tem a mesma taxa de mortalidade da gripe comum.
Devemos nos preocupar não só com a gripe suína, mas também com a gripe comum, que tem como sintomas os mesmos da gripe suína.
Cientistas do mundo inteiro estão trabalhando para criar uma vacina contra o vírus H1N1, causador da gripe suína. Pois já é uma epidemia entre as pessoas.
Os casos suspeitos devem estar separados. A medida é importante para garantir o atendimento mais rápido e evitar que pacientes com outros problemas de saúde tenham contato com pessoas que apresentam sintomas da gripe suína.
O que as pessoas precisam no momento, é ter conscientização do problema, e saber que esta gripe tem o mesmo risco de mortalidade que a gripe comum. O que basta é saber cuidar-se e prevenir-se, tanto da gripe suína quanto da gripe comum.

http://infull.org/blog/images/blog/homer-simpson-porco-gripe-suina.jpg

A GRIPE SUÍNA

Chega hoje a 22 caso de gripe suína no Brasil,o estado mais atingido é o Rio Grande do Sul,11 mortes já confirmadas no estado,as pessoas com leves sintomas de gripe se apavoram achando que pode ser a gripe suína,porém é uma gripe normal que o ano passado matou aproximadamente 2.ooo pessoas,e os meio de comunicação não abordam muito esse fato,levando as pessoas ficarem sem informação adequadas ao tal assunto. Para muitos a gripe suína vem causando pânico,pois vem cada dia agravando mais vários pessoas com sintomas de tosse,dor de cabeça,febre frequentemente, tudo isso leva todos ao medo, pois morre crianças , velhos e adultos. O que não entendemos é que depois de 22 casos já confirmados só agora que solicitaram ajuda do exercito para não deixar pessoas imigrarem no pais, quando o caso está agravando ai que as autoridades dão jeito de conseguir ajudas e combater se fosse um ou dois casos de morte com plena certeza seria denominado uma gripe normal e não epidemia causando 22 mortes e assustando a todos.
Portanto sendo ou não gripe A temos que ter cuidado com qualquer tipos de doenças que todas podem levar a morte,por isso cuide-se e se previne-se ,pois pode acontecer de um simples fato pode ser sua realidade.
Veja a seguir imagens que mostram a gripe A e leva a conscientização a todos:




Componentes:Daiane,Geiziane,jacira Turma:3ºano 311

z Gripe H1N1 no mundo
Esta gripe é causada pelo vírus INfLUENZA jamais visto antes em seres humanos, este vírus espalhou-se rapidamente pelo mundo atingindo principalmente a América do norte , os sintomas desta gripe são similares aos da gripe comum dentre eles estão as dores de cabeça, febre alta, cansaço, perda de apetite, os únicos sintomas diferentes são diarréia e vômito.
As pessoas se preocupam muito com a h1n1, mas o que muita gente não sabe é que a gripe comum mata de 200 mil a 300 mil pessoas por ano no mundo. As pessoas não devem se desesperar, pois a gripe suína tem cura e tratamento com os mesmos remédios que a gripe comum.
E não tenha medo porque a gripe não tem nada a ver com o porco, as bactérias são destruídas no cozimento da carne, mas vale a pena ter cuidado ao viajar para outras localidades, use máscaras, não divida seus objetos íntimos com ninguém e ao persistirem os sintomas o médico devera ser consultado.

CARLA PRICILA NUNES 311


Influenza A/H1N1

A influenza A/HINI (gripe suína) como é conhecida, é causada pelas estripes do vírus da gripe que habitualmente infectam porcos, mas este ano várias pessoas estão infectadas, em algumas cidades ja foi decretado situação de emergência.
Em seres humanos os sintomas são parecidos com os da gripe normal, geralmente calafrios, febre alta, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, e em alguns casos náusea, vômito e diarreia. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa e não pelo porco, contudo não há riscos de comer carnes suínas cozidas, a carne deve ser cozinhada à 71graus celcius, pois assim mata o vírus.
A contaminação se da por via aérea, contato direto com o infectado e com objetos contaminados, para isso não acontecer as pessoas que tem contato com infectados devem usar máscaras, e lavar muito bem as mãos.
Achamos muito importante a divulgação, pois assim as pessoas ficam bem informadas e ajuda na prevenção da doença, os meios de comunicação tem um papel muito importante, pois o vírus esta se propagando cada vez mais. Muitas pessoas estão preocupadas com a nova gripe, mas estamos vendo que a gripe normal mata mais.
Portanto, devemos nos cuidar, não ficar em lugares fechados com pessoas estranhas, lavar muito bem as mãos, cuidar da alimentação, e não viajar para a fronteira, e países que tenham casos da nova gripe.

Fábio Oliveira
Luana Ávila
Nicholas Nunes

8.7.09