} --> BODY{ cursor: url(http://blogblogs.fateback.com/cursores/cursor6/maisblog_06.ani); } --> Escola Arthur da Costa e Silva: agosto 2009

Escola Arthur da Costa e Silva

Este Blog tem como finalidade registrar os acontecimentos do passado e presente da escola, vislumbrando inovações baseadas na pesquisa e em projetos que venham de encontro com as necessidades da comunidade escolar.

20.8.09

Ativ_3 Socializando Experiência com Projeto


Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?

Ao longo do curso no TELEDUC, foi enfatizado a importância de trabalharmos na escola com projetos de aprendizagem onde o aluno é autor de sua aprendizagem, um pesquisador, e a tecnologia deve acompanhar essa busca constante de sanar suas dúvidas e incertezas a respeito do conteúdo trabalhado, com isto ocorrerão outros questionamentos sobre aquilo que esta buscando e também abrir-se-ão outras janelas para buscarem outras respostas e isto torna a aprendizagem significativa e empolgante.
Torna-se significativo por não estar centrado nas decisões do professor, as tomadas de decisões são coletivas e individuais também pois cada um opta por este ou aquela forma de construir o conhecimento, os quais esta em todos os lugares e a figura do mediador torna-se importante pois ele é quem irá incentivar, provocar e questionar as mais variadas situações em que se encontram.
Assim o educando ultrapassa barreira, dificuldades e limitações pois encontra-se encorajado a prosseguir sua caminhada sabendo que terá que vencer e enfrentar grandes desafios, sabendo também que a caminhada pode ser árdua, complicada e em determinadas ocasiões necessitará refazer seus objetivos para que possa atingi-los é a partir de seu conhecimento prévio, que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido, ou com novas situações, para se apropriar do conhecimento específico - seja nas ciências, nas artes, na cultura tradicional ou na cultura em transformação.
Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações no sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. Como poderemos ter acesso a esses sistemas? O próprio aluno não tem consciência dele! Por isso, a escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema, precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante estando o mesmo amparado pelo educador para que lhes dê coragem para enfrentar as inquietudes.


Odete Gomes Salerno