} --> BODY{ cursor: url(http://blogblogs.fateback.com/cursores/cursor6/maisblog_06.ani); } --> Escola Arthur da Costa e Silva: Desenvolvimento humano

Escola Arthur da Costa e Silva

Este Blog tem como finalidade registrar os acontecimentos do passado e presente da escola, vislumbrando inovações baseadas na pesquisa e em projetos que venham de encontro com as necessidades da comunidade escolar.

9.4.09

Desenvolvimento humano

O estudo do desenvolvimento humano constitui em uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Por mais que tentamos compreender o comportamento do ser humano ele sempre nos surpreende de tal forma que podemos chegar a conclusão que as pessoas são igualmente diferentes umas das outras.
A conduta humana organiza-se em esquemas de ações ou de representações adquiridos e elaborados pelo indivíduo a partir de sua experiência individual, que podem coordenar-se variavelmente em função de uma meta intencional e formar estruturas de conhecimento de diferentes níveis. A partir do desenvolvimento humano podemos compreender as fases da vida do ser humano que passam muitas vezes despercebidamente sobre nossos olhos.
Há também fatores que influenciam no desenvolvimento humano, de diferentes formas, são elas:
meio, hereditariedade, crescimento orgânico, e maturação neurofisiológica.
Tudo começa ainda na fase pré-natal do feto, quando ainda dentro do ventre de sua mãe o bebê já reconhece vozes e já responde com chutes etc... A infância começa dos zero aos doze anos. A infância não é apenas uma simples fase da vida do ser humano é a fase onde o individuo forma o seu caráter onde é preciso ter uma boa formação, bons exemplos pra que a criança se torne um bom cidadão.
Na infância há também fases que diferenciam uma criança da outra, fases que para a psicanálise são estágios psicossexuais. Este estágio psicossexual da criança é dividido em quatro fases que são elas: A fase oral: A boca, a língua e os lábios são as principais fontes de prazer para a criança. A fase anal: Nesta fase a criança apreende a ser mais autônoma apreendendo a controlar as fezes e a urina. A fase fálica Nessa fase a criança fica curiosa sobre o relacionamento dos pais e quer saber como nascemos. A fase de latência: Após essas três fases a criança interrompe o seu desenvolvimento psicossexual a partir de então pode-se dizer que elas despertam um interesse intelectual.
Todas as crianças possuem algumas necessidades físico-psicológicas que precisam ser cumpridas e atendidas para que a criança cresça normalmente Grande parte da vida da criança ela passa na escola onde obtém conhecimentos que leva por toda a vida , por isso a importância desta convivência no ambiente escolar com profissionais da educação, muitas vezes os pais destas crianças estão despreparados para entender sobre as fases que as crianças passam. Ao respeitar a fase da criança seu desenvolvimento mental e físico, será tranquila sua formação.


TRABALHO DE PSICOLOGIA:
Alunas: Gabriela Peters, Dalila Reis e Carla Nunes.
Turma: 311
Data: 06-04-2009
Professora: Maristela Oliveira.
Disciplina: Psicologia.