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Escola Arthur da Costa e Silva

Este Blog tem como finalidade registrar os acontecimentos do passado e presente da escola, vislumbrando inovações baseadas na pesquisa e em projetos que venham de encontro com as necessidades da comunidade escolar.

7.4.09

Desenvolvimento Humano

Desenvolvimento Humano

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Tal esforço, conforme mostra a linha evolutiva da Psicologia, tem culminado na elaboração de várias teorias que procuram reconstituir, a partir de diferentes
metodologias e pontos de vistas, as condições de produção da representação do mundo e de suas vinculações com as visões de mundo e de homem dominantes em cada momento histórico da sociedade.
O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem características próprias que as distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento. Refere-se ao crescimento mental e orgânico, o desenvolvimento mental é uma construção continua que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Estas são formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando até estarem totalmente desenvolvidas. O crescimento orgânico refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e
estabilização do esqueleto permite ao individuo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam.
O Desenvolvimento Humano é marcado por algumas fases, são elas: pré-natal; infância; adolescência; idade adulta e velhice. A idade não pode ser o único critério na avaliação do grau de desenvolvimento do indivíduo, muito mais importante que a idade são as várias dimensões da maturidade: emocional, social,
intelectual e física.
A divisão das faces vai depender dos critérios que se estabelecem para se concluir que alguém é adulto. No entanto estaremos focando apenas a face da infância por ser esta a população atendida pelas atividades. A criança desenvolve-se por um processo que abrange o seu corpo, a genética da espécie humana e os contextos nos quais ela viverá. Esse processo inicia-se com a família, com a cultura de seu país, com os espaços que irá freqüentar desde seu nascimento. Por isso, dizemos que a natureza do desenvolvimento humano é sempre biológica e cultural. Vários aspectos são importantes para o desenvolvimento da criança: o tempo, o espaço, a comunicação, as práticas culturais, a imaginação e a fantasia, a curiosidade e a experimentação.
O que faz a vida valer a pena é essa constante incerteza quanto ao momento seguinte: é isso que nos estimula a inventar, a criar, a realizar, a tentar melhorar nosso mundo.


Ana Paula Pereira
Eduarda Teixeira
Karoline Santos
Rafaela Silva

3° ano 311