} --> BODY{ cursor: url(http://blogblogs.fateback.com/cursores/cursor6/maisblog_06.ani); } --> Escola Arthur da Costa e Silva: Fases do desenvolvimento humano

Escola Arthur da Costa e Silva

Este Blog tem como finalidade registrar os acontecimentos do passado e presente da escola, vislumbrando inovações baseadas na pesquisa e em projetos que venham de encontro com as necessidades da comunidade escolar.

7.4.09

Fases do desenvolvimento humano

Ao analisarmos a disciplina de psicologia, tendo em vista o material sobre desenvolvimento humano, descobrimos que o mesmo refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
Na vida dos seres humanos existem cinco fases:
Pré natal, que refere-se a quando a criança ainda está dentro da barriga da mãe, aqui o embrião mede cerca de 25mm de comprimento, tem traços faciais, membros, mãos, pés, dedos e unhas tornam-se aparentes. O sistema nervoso está receptivo e muitos dos órgãos internos começam a funcionar. Já na 24ª semana, o feto pode inalar, exalar e até chorar. Os olhos estão completamente formados e a língua desenvolveu o gosto. Sob cuidados médicos intensivos, o feto tem mais de 50% de hipóteses de sobreviver fora do útero.
Depois do pré natal vem a
infância que acontece após o nascimento do bebê até 12 anos de idade. A infância é subdividida em duas fases: Crescimento e Desenvolvimento. O crescimento refere-se ao aspecto quantitativo das proporções do organismo, ou seja, trata-se das mudanças das dimensões corpóreas, como, por exemplo, peso, altura, perímetro cefálico, etc. Já o Desenvolvimento, refere às mudanças qualitativas, tais como aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas novas, progressivamente mais complexas, com uma habilidade cada vez maior. O crescimento termina em determinada idade, quando esta alcança sua maturidade biológica, enquanto que desenvolvimento é um processo que acompanha o homem através de toda a sua existência. Vale destacar aqui o quanto é importante à criança ter a oportunidade de brincar, pois infelizmente hoje há muitos casos de crianças trabalhando nesse período, ou seja, cada vez mais está crescendo o índice de exploração infantil.
Adolescência, acontece dos 12 ao 18 ou aos 21 anos; é nesta fase que é comum que as pessoas se sentirem meio perdidas. Além do corpo estar passando por um verdadeiro rebuliço hormonal, elas enfrentam nesse período o dolorido processo de construção da individualidade e do caráter. Os conflitos que cercam a puberdade nada mais são do que recursos usados pelo ser humano para amadurecer. Apesar disso, essa crise ocorre, muitas vezes, no desenvolvimento de alguns transtornos psicológicos como: transtorno do Humor - O adolescente apresenta depressão, irritabilidade, perda de interesse em suas atividades e insônia ou excesso de sono. Esses sintomas também podem ser um indicativo do uso de drogas. Transtorno de Ansiedade - O indivíduo vive ansioso, o que prejudica sua vida social. Um exemplo do distúrbio é a ansiedade pela separação dos pais: o adolescente, no caso, não consegue fazer nada sem que os dois estejam juntos e por perto. Transtorno Alimentar - A Bulimia e a Anorexia são exemplos desse tipo de transtorno. Pessoas que apresentam a primeira comem compulsivamente e depois vomitam. As que têm a segunda, param simplesmente de comer. Transtorno Psicótico - É na adolescência que transtornos como a esquizofrenia (doença mental cujos sintomas são delírios, mania de perseguição, entre outros) se manifestam.
Idade adulta: dos 21 aos 60; aqui é a fase da maturidade, que é quando tomamos decisões importantes para nossas vidas, como a formatura, trabalho, casamento, família, ou seja, uma vida afetiva e social bem estruturadas.
Por último vem a
velhice: a partir dos 60 até a morte. Aqui existem vários fatores de mudanças como: Mudanças físicas - aparecimento de rugas e progressiva perda da elasticidade e viçosa pele; diminuição da força muscular, da agilidade e da mobilidade das articulações; aparecimento de cabelos brancos e calvície entre os homens; redução da acuidade sensorial, e das capacidades auditiva e visual; distúrbios dos sistemas respiratório e circulatório; e alterações da memória, entre outras; Mudanças Psicossociais - modificações afetivas e cognitivas; efeitos fisiológicos do envelhecimento; consciência da aproximação do fim da vida; aposentadoria; sensação de inutilidade; solidão; afastamento de pessoas de outras faixas etárias; segregação familiar; dificuldades econômicas; declínio no prestígio social e outros mais; Mudanças Funcionais - necessidade cotidiana de ajuda para desempenhar as atividades básicas; Mudanças Sócio-econômicas - que acontecem quando a pessoa se aposenta. De um modo geral as pessoas só se preocupam com a velhice quando sentem que essa fase da vida já está se aproximando delas e produzindo desconforto, ansiedade, temores e medos fantasiosos, que geram falta de motivação e as leva à depressão, provocando distúrbios e dificuldades de adaptação para o seu novo contexto social. Contudo, o envelhecimento não pode ser visto pela sociedade, família e empregador, com foros de discriminações, visto que não só as pessoas que envelhecem, mas também as gerações, sem que se dêem contas dos segundos, minutos, dias, semanas, meses e anos e assim o envelhecimento irá alcançar com toda certeza a todos, pelo que é preciso agir de forma concreta, rápida e segura, contribuindo com ações eficazes para resguardar essa etapa da vida humana com maior dignidade, qualidade e respeito.
Podemos concluir que a idade não pode ser um único critério na avaliação do grau de desenvolvimento do individuo, tendo em vista que é principal delas.

Pré natal:


Infância:


Adolescência:



Adulto:




Velhice:

Alunos: Maitê, Pâmela, Micheli e Daniel.
Disciplina: Psicologia

2 Comments:

  • At 4:18 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu queria perguntar oq q é...apresentam a primeira comem compulsivamente..??

     
  • At 8:47 AM, Anonymous Anônimo said…

    muito bom tenque ser resumido

     

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