} --> BODY{ cursor: url(http://blogblogs.fateback.com/cursores/cursor6/maisblog_06.ani); } --> Escola Arthur da Costa e Silva: Referencial Teórico

Escola Arthur da Costa e Silva

Este Blog tem como finalidade registrar os acontecimentos do passado e presente da escola, vislumbrando inovações baseadas na pesquisa e em projetos que venham de encontro com as necessidades da comunidade escolar.

31.10.06

Referencial Teórico


O Projeto Político Pedagógico foi elaborado e no momento está sendo reelaborado com base em vários Pensadores e Teóricos da Educação tais como: Menegolla, Edigar Morin, Whitehead,Tanner e Tanner, Miguel Arroio, Veiga, Paulo Freire entre outros...

“O homem tem que se ater com o saber para descobrir a verdade, vencer as dificuldades, as dúvidas e incertezas que perpassam constantemente sua mente e sua vida e que podem perturbar o seu fazer existencial. Ele tem que se posicionar diante das perplexidades das opiniões vagas, dos seus problemas e dos problemas dos que o cercam.” ( Menegolla, 1989)
“A Educação deve contribuir para a autoformação da pessoa (ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver) e ensinar como se tornar cidadão. Um cidadão é definido, em uma democracia, por sua solidariedade e responsabilidade em relação a sua pátria. O que supõe nele o enraizamento de sua identidade nacional”. (MORIN, Edgar)

Considerando a conjuntura atual da nossa sociedade, se faz necessária uma revisão constante do Projeto Político Pedagógico da escola, uma vez que as mudanças sociais são incessantes. O trabalho pedagógico da escola deve manter a coerência com as demandas sociais, sempre anunciando caminhos que levem o educando a descobrir-se e descobrir o mundo. Para tanto, é preciso ter clareza do que se deseja, ou seja, das finalidades da escola e da forma com que o próprio trabalho pedagógico vai se organizar para tal.
Acredita-se que o papel da escola é sobretudo, auxiliar o educando na sua relação com os outros, com o meio e consigo mesmo; para isto a socialização e a aprendizagem dos conteúdos universais lhe auxiliarão.
Faz-se necessário sistematizar propostas de superação, apontando novas práticas e encaminhamentos construídos coletivamente pelos sujeitos que participam da vida escolar, justificando-se assim a reconstrução do Projeto Político Pedagógico da Escola.




“O Projeto Político Pedagógico não visa simplesmente a um rearranjo formal da escola, mas a uma qualidade em todo o processo vivido. Vale acrescentar, ainda, que a organização do trabalho pedagógico da escola tem a ver com a organização da sociedade. A escola nessa perspectiva é vista como uma instituição social, inserida na sociedade capitalista, que reflete no seu interior as determinações e contradições dessa sociedade.” (VEIGA)

3 Comments:

  • At 4:11 PM, Anonymous Anônimo said…

    A bandeira da nossa escola ficou muito legal,eu adorei,e eu dou os meus parabéns para o aluno que a inventou.

    André Luiz Ferreira Santiago
    5ª Série

     
  • At 4:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    A escola arthur
    Já tem 45 anos de histórias
    repleta de felicidade.
    já passou por autos desafios
    e temos muitos professores
    legais e adeoramos estudar
    na Arthur.

    Juliana e Ramon

    4ª série

     
  • At 12:37 PM, Anonymous Anônimo said…

    teixidó eficácia sapateiro introduzirá precedido supervisor entrave francis vierem desloca

     

Postar um comentário

<< Home