} --> BODY{ cursor: url(http://blogblogs.fateback.com/cursores/cursor6/maisblog_06.ani); } --> Escola Arthur da Costa e Silva: Marco Situacional

Escola Arthur da Costa e Silva

Este Blog tem como finalidade registrar os acontecimentos do passado e presente da escola, vislumbrando inovações baseadas na pesquisa e em projetos que venham de encontro com as necessidades da comunidade escolar.

20.10.06

Marco Situacional


A Escola Estadual de Ensino Médio Arthur da Costa e Silva situa-se entre a capital e o litoral, na sede do Município de Capivari do Sul, que por sua vez, está cortado por duas importantes estradas: a RS 040 de Porto Alegre e Balneário Pinhal e a RST 101 de Osório a São José do Norte.

Esta localidade foi uma das primeiras a ser povoada pela Colonização Açoriana, por ser este o caminho que ligava o porto de chegada ao estado com o restante do País. No entanto era já habitada por índios e escravos

A população hoje, está formada por uma pluralidade étnica, oriunda de diversas cidades e estados, que aqui estabelecem-se em busca de melhores condições econômicas e de qualidade de vida, uma vez que a posição geográfica e social e os recursos naturais são favoráveis a tais aspirações.

Devido a esta realidade, os hábitos sociais e culturais são diversos, desde práticas tradicionais de vida rural campeira, até os mais sofisticados costumes, principalmente na tecnologia usada nos vários setores, como na orizicultura (base da nossa economia), na pecuária, indústria , comércio e agricultura convencional com causa de impacto ambiental. O município conta também com uma grande área de reflorestamento que caracteriza-se como a sua segunda fonte de renda.

Por não estarmos isolados do mundo sofremos influências desta localização, acompanhamos a evolução da sociedade, conforme as suas demandas.

A base da religiosidade de nossa população ´é a religião católica, porém como em todo o mundo, se faz notar o surgimento de outras práticas religiosas.

Pesar desta pluralidade religiosa, não há resistência ao Ensino Religioso escolar oferecido na escola. A disciplina, mesmo sendo optativa é assistida por todos os alunos. O Culto Ecumênico é uma prática usada como forma de congregar algumas religiões menos fundamentalistas. Existe respeito às diferenças tanto na escola como na comunidade.

Nada do que vivemos está fora da conjuntura atual pois há uma disparidade econômica crescente entre a população, onde boa parte apresenta uma renda inadequada para o acesso aos bens de consumo necessário. Percebe-se inclusive nos últimos anos um crescimento populacional de baixíssima renda; paralelamente a estes , aqui se estabelecem também agricultores naturais de Santa Catarina com novas tecnologias que contribuem na economia do município.

A disparidade econômica existente, parece bem aceita pela maioria da população, pois, poucos indignam-se com esta realidade. Este sentimento de acomodação e conformismo denuncia um certo fatalismo, onde cada um está preocupado com o seu próprio bem-estar, e com pouca disposição para buscar alternativas de qualidade de vida, visando a coletividade. Acredita-se que por este motivo grande parte dos alunos mostram-se sem perspectiva com o futuro, embora um pequeno percentual que vem aumentando gradativamente, prestam concurso vestibular e prosseguem estudos superiores.

Tem-se consciência de estarmos vivendo um momento de transição dos paradigmas que norteiam a sociedade e conseqüentemente a educação. Esta realidade está refletida dentro da escola, e influenciando o relacionamento entre os educandos.

Quanto a questão pedagógica, as maiores dificuldades estão ligadas à metodologia que desperte no educando o interesse intrínseco pelo conhecimento. A desmotivação dos alunos, em relação aos estudos e a falta de perspectiva quanto ao futuro, é atribuído à influência dos Meios de Comunicação Social e a um sistema desigual da renda e salários, que não possibilita as condições básicas de vida à maioria que trabalha, bem como a discrepância entre o discurso de ascensão social através da escola e da realidade posta.

Uma realidade preocupante que vem instalando-se não somente na escola mas na comunidade, é o uso indevido de drogas psico-ativas, entre os jovens.

O corpo docente da escola tem ótima qualificação e a grande maioria especializou-se na sua área de atuação. Além disto, é uma prática da atual gestão, facilitar a qualificação docente através da participação em cursos afins, além de abrir espaços para a formação continuada de todos os professores e funcionários. Para isto está garantido no calendário escolar, o encontro semanal dos professores por Área de Conhecimento e por modalidade de curso. Tais encontros são coordenados e acompanhados pela Equipe Diretiva e periodicamente realizados por profissionais convidados ou contratados pela CRE através dos IES como no caso da EJA.

O quadro de professores e funcionários é praticamente fixo, visto que a grande maioria é nomeado e morador no município.

A Escola conta com uma boa participação das famílias e reconhece que quando estes estão devidamente estimulados são participativos e unem-se em torno de objetivos comuns.

Um fato notório, que se percebe com grande satisfação, é a volta de jovens e adultos para a escola, em busca de conhecimento e titulação para concorrer no mercado de trabalho. A cada ano a Escola vem ampliando as matrículas para esta população e buscando alternativas de corresponder às suas expectativas.

Numa leitura ampla da realidade situacional da escola, percebe-se a necessidade de otimizar, a qualidade social da educação, a parceria com a comunidade, a valorização dos docentes e funcionários, os valores humanistas nos educandos como forma de vencer o individualismo e o egoísmo despertando para a solidariedade, a justiça e a paz.

Considerando este, o maior desafio, uma vez que os Meios de Comunicação Social, não são nossos aliados e concorrem fortemente com aqueles que buscam uma educação consciente, fraterna, democrática e promotora do bem comum.
Equipe Diretiva, Professores e Funcionários

6 Comments:

  • At 3:44 PM, Blogger Unknown said…

    Eu achei este blogger muito irado pois nele conta um pouco da historia da escola.

     
  • At 10:13 PM, Anonymous Anônimo said…

    ACHAMOS MUITO INTERESSANTE A ESCOLA PODER DISPONIBILIZAR DESSE ESPAÇO NO BLOGGER,QUE SERVE COMO UMA ESPÉCIE DE VITRINE ONDE SÃO MOSTRADOS,ENTRE OUTROS NOSSOS TRABALHOS NA FEIRA DE CIÊNCIAS.

    NOMES:RITA CARACEK E AFONSINA DA SILVA
    TURMA:EJA T7

     
  • At 2:08 PM, Anonymous Anônimo said…

    Hoje conheci os computadores novos e vi as fotos da lagoa do jacaré,piscinas,animais,
    estrada etc.
    NOME;LUCAS COSTA SILVEIRA.
    SÉRIE;5ª SÉRIE.

     
  • At 3:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    Essa primeira página e muito legal pois tem fotos das sáidas de campos e eu achei muito interessante espero poder ir lá em Santo AntÔnio da Patrulha ok.

    Pamela Stephanie

    5ª série

     
  • At 4:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    EU ACHEI O BLOGGER DA ESCOLA ARTHUR SUPER LEGAL POIS TEM VÁRIAS COISAS SOBRE A ESCOLA E COISAS SOBRE AS SAÍDAS DE CAMPO DE TODAS AS TURMAS E MUITO MAIS.

    GABRIELA KENNE DOS SANTOS

    5ª SÉRIE 501

     
  • At 9:12 PM, Blogger Unknown said…

    ola sou uma ex- aluna Renata Almeida Teixeira...
    e preciso do meu historico escolar do ensino medio!!
    entrem em contato comigo...
    e mandem por email...ate o dia 12 de dezembro se possivel ´preciso para matricula da faculdade!
    borboleta.de.deus@hotmail.com

     

Postar um comentário

<< Home