} --> BODY{ cursor: url(http://blogblogs.fateback.com/cursores/cursor6/maisblog_06.ani); } --> Escola Arthur da Costa e Silva: Drogas o Caminho sem Fim...

Escola Arthur da Costa e Silva

Este Blog tem como finalidade registrar os acontecimentos do passado e presente da escola, vislumbrando inovações baseadas na pesquisa e em projetos que venham de encontro com as necessidades da comunidade escolar.

21.8.08

Drogas o Caminho sem Fim...

As drogas são um problema que atinge as pessoas a muito tempo, desde que elas deixaram de serem utilizadas como remédios que curavam as mais variadas doenças. Os gregos afirmavam que a droga dependendo de sua finalidade podia constituir-se um veneno potencial ou um remédio potencial, mas a droga parece ter impregnado na humanidade de uma forma avassaladora que faz com que muitos acabem se auto-destruindo.
O consumo de drogas aumenta gradativamente a cada ano, principalmente o álcool e o tabaco que são drogas lícitas e fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, já que a sociedade capitalista em que vivemos precisa disso para se sustentar, não valorizando o bem estar das pessoas e sim o lucro.
As drogas ilícitas são aquelas não liberadas pela lei para serem consumidas como a maconha, heroína, craqui, cocaína entre outros; porém essas drogas entram na vida das pessoas por diversas formas, de maneira ilegal. Os jovens são as principais vítimas motivados pela falta de atenção e compreensão dos familiares; a busca da distração da realidade em que vivem, ou até mesmo a curiosidade, fazem com que os jovens se aventurem nesse caminho geralmente sem volta, que faz as pessoas perderem grande parte de sua vida ou levar até a morte.
O ambiente em que se vive influencia no uso ou não das drogas, os jovens que convivem diariamente com a violência e a miséria tem maior tendência a usá-las; porém, isso não significa que quem tenha uma situação financeira estável não as consuma.
Já que a droga no primeiro momento propicia ao seu usuário uma sensação de poder e relaxamento, mas após esse período o usuário fica transtornado e geralmente alucinado sem consciência do que está fazendo naquele momento e os problemas psicológicos que se acarretarão no futuro.
A droga nos distancia das pessoas a quem amamos, um único usuário na família já é suficiente para abalar todo o contexto familiar; todavia, a prevenção é o melhor remédio, é preciso haver dialogo entre os familiares, pois só assim haverá confiança e respeito mutuo, não necessitando procurar esses valores nas drogas.
Também é fundamental que o governo de maior atenção aos nossos jovens tomando medidas preventivas e investindo no lazer e educação para tirá-los das ruas, pois assim eles alertados dos riscos que se corre ao consumir drogas. Essas medidas devem ser assumidas por todos para que possamos construir uma sociedade mais justa sem violência, miséria e que de oportunidade para todos.
Sair desse mundo é muito difícil, mas não impossível já que existem inúmeras formas de tratamento para esse vicio, mas é preciso o usuário tomar iniciativa de conscientizar-se de que muitos se perderam nesse caminho e não obtiveram êxito.
Mesmo essa situação tendo tratamento o melhor de ser feito é não entrar nesse caminho do fim.

Juliane e Jordan Boeira
1º Ano 112
Disciplina de Filosofia